Rumo a regulamentação de nosso cargo!!!

Mesmo após a LDB/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e o PNE/2001 (Plano Nacional de Educação), quando as creches deixaram de ter um caráter assistencialista e passaram a ser consideradas a primeira etapa da educação básica, onde quem trabalha em contato diretamente com as crianças é o professor e necessita ter a formação mínima em nível médio na modalidade normal para estar em sala de aula, muitos municípios continuaram a fazer concursos com a exigência de apenas nível fundamental ou médio, com nomenclaturas como auxiliar de recreação, berçário, auxiliar de creche, pajem, entre outras até os dias de hoje e como resultado disso exercemos atividades de docente, pois as creches de fato fazem todo o trabalho pedagógico, porém temos salários e direitos bem inferiores aos dos professores, mesmo tento a qualificação exigida por lei.

Convocamos aos ainda erroneamente chamados auxiliares, pajens, monitores, entre outras denominações a caminhar pela criação de nossa verdadeira identidade que é a de Professor de Educação Infantil, em muitos municípios profissionais como nós já conquistaram seus direitos agora é a nossa vez.

sábado, 30 de janeiro de 2010

AGRADECIMENTO AOS PROFESSORES FORMADORES.

Agradecemos aos professores formadores do PROINFANTIL de Angra dos Reis pelo empenho e dedicação com a nossa formação, auxiliares de recreação e berçário, pois mesmo com salário atrasado há oito meses, demonstram amor pelo que fazem, chegam as aulas cheios de disposição para transmitir seus conhecimentos. A esperança de transformação deste país para melhor está em profissionais como vocês, determinados em cumprirem seu papel.
NOSSO MUITO OBRIGADO!!! FIQUEM COM DEUS!!!

PARABÉNS PIRAJU!!!!!

Confiram no link abaixo a lei nº 3129/2008, sancionada pelo Prefeito Francisco Rodrigues do município Estância Turística de Piraju - SP. lá a legislação foi cumprida e seus profissionais fizeram com que seus direitos fossem respeitados.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

PROFESSOR X EDUCADOR

Comentário retirado do tópico "Outro município que se antecipou"
Anônimo disse...
"Vocês sabiam que educador não é professor?Não banalizem essa digna e nobre profissão: PROFESSOR, que exige formação específica para exercê-la." 27 de janeiro de 2010 21:37
Querida anônima,
O educador hoje é uma evolução da denominação "professor", se somos puro e simplemente professores, só iremos à classe transmitir a grade curricular ao aluno, enquanto o professor/educador se compromete com os alunos no sentido de prepará-los e transformá-los em cidadãos que lidam com conceitos, procedimentos e atitudes.
Perguntamos a você? Há como o professor e o educador andarem separados?
Quanto a formação, o Proinfantil veio para este fim, ou seja, cumprir a legislação, porque na prática já desempenhamos o papel de professor/educador.
Se você somente atua como professora, é uma escolha sua e uma perda para seus alunos. Nós Auxiliares de Recreação e Berçário, por conta do exposto acima não vemos problema algum em recebermos a nomeclatura "educador", justamente por ser o papel que o professor de educação infantil exerce.
Um grande abraço.
Abaixo colocamos links que podem te ajudar nesta reflexão, já que percebemos que você não consegue entender a atual concepção do papel do professor na transformação de uma sociedade mais justa e igualitária.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Outro município que se antecipou!

Já em Alegre- Espírito Santo, o prefeito não complicou, obedeceu a legislação e escreveu seu nome na história da Educação Infantil do seu município.
http://www.alegre.es.gov.br/atosoficiais/2005/leis/2680.pdf

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

PREFEITURA DE SÃO MIGUEL DO OESTE-SC.

São Miguel do Oeste-SC começa a acordar para as injustiças feitas contra os auxiliares de creche, partiu do legislativo o projeto lei que busca beneficiar os auxiliares, vejam o caminho que o projeto percorreu até ser promulgado:

O que os auxiliares de creche conquistaram por lá, é o inicio, porém ainda está um tanto confuso, vocês não acham? Nós não encontramos a lei que foi aprovada, mas com base nas noticias, temos alguns questionamentos:

  • Nas reportagens não citaram nada sobre a formação mínima exigida por lei, que é o curso normal;
  • Sendo assim, muito menos, falaram sobre a mudança de nomenclatura para Professor;
  • E que história é essa de pertencer ao estatuto do magistério, mas não pertencer ao plano de cargos e salários da educação?

Em Angra acreditamos que a posição de nosso prefeito será bem diferente da posição do prefeito de São Miguel do Oeste, inclusive o que esperamos, é que o projeto lei que irá nos dar o devido reconhecimento irá partir do executivo. Vamos aguardar o desfecho de nosso processo interno que no momento está sendo apreciado pela sub- secretaria de treinamento e desenvolvimento.

REUNIÃO

ATENÇÃO!!!!

INFORMAMOS AOS AUXILIARES DE RECREAÇÃO E BERÇÁRIO DE ANGRA DOS REIS, QUE ESTÁ MARCADA PARA O DIA 04 DE FEVEREIRO DE 2010 ÀS 17:30H, NOSSA REUNIÃO COM A SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO LUCIENE RABHA.

domingo, 24 de janeiro de 2010

PROINFANTIL NO RIO DE JANEIRO

Comentário de Marcia na comunidade dos AACs do Rio de Janeiro:
Márcia
Como foi o início do proinfantil?
Amigos, estou morrendo de curiosidade. Como foi? O que falaram?Amigos, essa é uma exelente oportunidade de vcs questionarem TUDO, precionem mesmo, cobrem o compromisso do enquadramento após a formação e de imediato de quem já a possui.Questionem, sem medo, sem insegurança, todos sabem que estamos mais do que embasados, não temam.Pergunte se vamos ser cobrados a aplicar nas creches?Se vamos ter que ensinar a essas crianças matemática, ciências e português? Pois já fazemos no lúdico há muito tempo.Quando iremos ter certeza no D.O. do que mudará em nossos cargos, pois este concurso foi para nível fundamental e não podemos ser obrigados a concluir essa formação e quem a não se formar no normal estará coloborando para que a prefeitura ainda esteja no erro com a LDB. Como ficará?

AS RESPOSTAS:

Discurso da SME
SOu da sétima CRE e estou cursando o Proinfantil no Carmela Dutra, Madureira, e a parte da manhã foi toda de apresentações. Entre diretor, tutores, professores e todos os outros que falaram, tivemos a presença da professora Simone que veio como representante da SME. Ela explicou que o curso é de caráter EMERGENCIAL, pois as creches estão funcionandoe, nã à margem das leis, pois nosso cargo deveria ter sido preenchido por profissionais qualificados pela formação de professores de ed. infantil; visto que isso não aconteceu, o Proinfantil vem para consertar este "buraco". Bem, isto nós estamos carecas de saber, mas o que me motivou foi ela dizer claramente que ao final do curso, seremos finalmente reconhecidos pelo que realmente somos: PROFESSORES. Então, gente: não desistamos! Agora vai ser pauleira, mas dias melhores virão! Bjs
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MARCIA DISSE:
Essa notícia não deixa de ser esperançosa, mas enquanto não houver o reconhecimento de quem já tiver a formação em D.O. sancionado como lei, não devemos acreditar em promessas e palavras.No dia 01/10, estivemos eu, a Gleice e o Valmir com a Costin e a Duda e ela nos falou a mesma coisa e tivemos uma conversa muito amigável, negociamos tudo com diplomacia e chegamos a um consensso, mas após a pressão de alguns professores e um certo sindicato, ela voltou atrás.Não podemos confiar em políticos e esse assunto não cabe a SME e nem mesmo a Costin, somente o prefeito pode reverter esse erro gritante que há anos é cometido com a educação infantil e as profissionais que sempre a fizeram acontecer.Informo a quem não sabe que várias autoridades políticas a nível nacional, seus acessores e muitos da SME, estão aqui diariamente, lendo e sendo informado de primeira mão o que estamos planejando. A idéia de uma manifestação, com certeza não está agradando e eles sabem que eu faço mesmo e muito bem feito e planejado, ainda posso conquistar muitos aliados políticos que estão doidinhos que o Paes saia, além de que podemos dificultar e muito sua candidatura para qualquer que seja sua pretenção política nas próximas eleições.
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Lá no Colégio José Accioli foi tranquilo até o momento que surgiram as perguntas pertinentes ao nosso cargo,todos se agitaram,começaram os falatórios no audotório,ela teve que pedir silêncio pois todos se agitaram!Realmente ela não soube responder nada!!!Falou que ia pedir pra um representante da secretária de educação ir pessoalmente lá tirar nossas dúvidas a respeito da parte administrativa,que ela só poderia dar informações a respeito do que se diz respeito ao Próinfantil!Queria ter perguntado a respeito do nosso cargo se iria vir escrito no contra cheque: Professor de Educação Infantil e não Agente Auxiliar de creche!Mas ela não iria responder porque não sabe como vai ficar a nossa situação!Na quinta feira diz ela que teremos uma reunião com alguém da Secretaria de Educação!Ai iremos saber tudo!Estou um pouco preocupada mas vamos ver o que vai acontecer!bjs!
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Márcia
A adjunta que estava lá foi infeliz ao declarar que não fizemos um concurso para professor e essa com formação, quem desejasse ser professor, poderia fazer comcurso para PII. O que aconteceu? Foi muito vaiada e a diretora disse que iria pedir alguém da SME para ir lá e esclarecer o que de fato mudará, mas quem escutar isso grave e avise, para que possa servir de prova.Eu tenho uma filha de 6 anos que está de férias e não tenho com quem deixa-la por 10 hs diárias e por isso não posso estar lá, mas Deus sabe o que faz. E eu? fizemos prova e fomos empossados todos como AACS, mas exitirão alguns com e outros sem a formação? Desta forma a legislação ainda está sendo negligenciada,pois é, se a prefeitura PRECISA que eu estude para obter um diploma de formação de professores, ela que se adeque a minha vida e não eu a eles. Com certeza, isso não vai parar por aí, enquanto não existir nada de oficial, muitos irão deistir e seria a melhor coisa que podemos fazer, pois não podem nos obrigar, temos o ensino fundamental e o edital é lei.
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POIS É MINHA GENTE, PELO MENOS LÁ AS TUTORAS JÁ SABIAM A QUE FIM VEIO O PROINFANTIL, SABIAM DE ANTEMÃO QUE O CURSO NÃO ERA PRA NENHUMA PROFESSORINHA DO NORDESTE SEM FORMAÇÃO E SIM PARA OS PROFESSORES DE CRECHES QUE ESTAVAM ATUANDO SEM A FORMAÇÃO EXIGIDA PELA LEI .SERÁ QUE ELES ACHARAM QUE TEMOS CARA DE BOBOS????OU NÃO SABIAM MESMO????

sábado, 23 de janeiro de 2010

PREFEITURA DE CUBATÃO-SP.

Como já informamos na postagem: "Municípios que já transformaram Auxiliar de Recreação em Professor de Educação Infantil, e se adequaram à legislação", Cubatão transformou o cargo de pajem em Professor, viemos então, através da notícia abaixo, mostrar aos colegas como o município de Cubatão, representados pela Prefeita de Cubatão, pelos Secretários de Administração e Educação, além do Jurídico, se empenharam e se dedicaram em regularizar a situação dos antigos pajens.
http://www.jornalbaixadasantista.com.br/conteudo/cargo_projeto_professor2009.asp

Forum da Udime Nacional em 2006

Leiam na pág. 2, o que diz a pesquisadora Rita de Cássia Coelho do Movimento Interforum, sobre a necessidade de profissionalização do trabalho em creches.

http://www.gruhbas.com.br/arquivos/publicacao/subsidio_2006_15.pdf

Será que estamos loucos???????

Obs.: O arquivo pode demorar alguns instantes para abrir.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

UMA PROPOSTA DOS ACCS DO RIO.

Comentário de Cris na postagem: COMUNIDADE DOS AGENTES AUXILIARES DE CRECHE DO RIO.
"Confiram esta proposta da Márcia tirada da comunidade dos AACs do Rio:
CAMPANHA CONTRA O PROINFANTIL
Amigos, decidi criar esse tópico para que todos pensem...
Nós quem estamos errados? NÃO.
Nós quem estamos deixando de descansar em nossas férias? SIM.
O que temos de concreto de que algo em nosso cargo mudará? NADA DE OFICIAL.
Existem muitos AACS que possuem a formação? MAIS DE 1.000 E 2.000.
Neste caso, o que de fato muda imediatamente para eles? ATÉ AGORA, NADA.
Vamos fazer uma campanha. PAREM DE IR AO PROINFANTIL, até que haja algo de concreto no D.O. do que acontecerá daqui há dois anos, quando o prefeito estará prestes a deixar a prefeitura. Ninguém pode ser obrigado ou descontado de nada.Vamos deixar a prefeitura contra lei até que saibam que precisam fazer o que é certo para que possamos prestar esse "favorzinho" a eles, reconhecendo imediatamente quem já possui a formação, pois somente desta forma poderemos estar seguros do que acontecerá de fato. Fazendo o proinfantil, somente a prefeitura estará cumprindo a lei e nós? O que temos com isso se não fomos nós quem erramos? Ficaremos estudando, deixando nossas vidas particulares, nos sacrificando? A troco de que?PENSEM NISSO, EU NÃO VOU FAZER ATÉ ALGO DE CONCRETO SEJA OFICIALMENTE DIVULGADO, PARA QUE EU AVALIE SE VALE A PENA OU NÃO, POIS PROFESSORA EU JÁ SOU NA PRÁTICA EU ESTOU APRENDENDO MUITO MAIS DO QUE NA TEORIA E QUANDO ME FOR CONVENIENTE EU ME ESTUDO E FAÇO A FORMAÇÃO."
Com receio de que todo o desgaste e sacrifício dedicados em cursar o PROINFANTIL, venha a ser um benefício somente da Prefeitura do Rio, que terá profissionais qualificados conforme exigência legal, credenciados assim em receber verbas do FUNDEB, e que por outro lado a valorização dos profissionais fique apenas nas promessas do Prefeito Eduardo Paes e da Secretária de Educação Claúdia Costin, os AACs do Rios pensam que para garantir sua valorização após o PROINFANTIL é necessário que os AACs que já possuem a qualificação em magistério sejam imediatamente incluídas no plano de cargos e carreiras do magistério, já que a lei assim prevê. Para isso, como vimos acima, os AACs pensaram que uma forma de pressionar o governo a não escapar de sua valorização é parar de cursar o PROINFANTIL, assim o município terá problemas por não ter profissionais qualificados. Está aí uma boa reflexão.

ADIs de Presidente Prudente-SP, incansáveis!

Observem que a prefeitura de Presidente Prudente-SP, tentou realizar concurso público com o nível de escolaridade não condizente com a legislação federal vigente ou seja, nível médio normal, e foi obrigada através de uma ordem judicial a refazer o edital.
http://www.camarapprudente.sp.gov.br/noticias-ler.asp?codigo=2130

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

POCONÉ SAI NA FRENTE!!!!!

"Bem vamos embora
que esperar não é saber,
quem sabe faz a hora
não espera acontecer"...
(Geraldo Vandré)

http://docs.google.com/viewer?a=v&q=cache:1LgTVdhOVrMJ:www.tce.mt.gov.br/conteudo/download/id/12144+%22forma%C3%A7%C3%A3o+dos+monitores+de+creche%22&hl=pt-BR&gl=br&pid=bl&srcid=ADGEESgMyE73gAAxGsAfiWoUSrxCRR555WgJFbIQ_qaTqfb1H7vLstDgefIXirFXntbwO0BXblJI7B8sehU-_1DkFaHuaJhPBjouRWWrKXlIXZDDEuvphOUyrqmoui-99jT6d9apQwK5&sig=AHIEtbRP0Co2p5_webFE0ysGsfg1W8upzg

É meus colegas, o prefeito de Poconé-MT, uma cidade de vinte e nove mil habitantes, altera a lei orgânica municipal e reconhece os monitores de creche como professores, deixando para trás cidades renomadas, conhecidas internacionalmente.

COMUNIDADE DOS AGENTES AUXILIARES DE CRECHE DO RIO.

Márcia disse ...

"Amigos AACs de Angra, divulguem também a nossa comunidade, assim podemos levar nossa luta nacionalmente.TODOS BRASILEIROS JUNTOS POR UMA EDUCAÇÃO DE VERDADE COM OS PROFESSORES DE VERDADE.Beijos.

http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=48692364"

Procurem pela comunidade Agente auxiliar de creche II lá no orkut, é fácil de encontrar.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

CAMPINAS TAMBÉM ESTÁ NA LUTA POR SEU RECONHECIMENTO.

Leiam esta matéria sobre a luta dos monitores e agentes de educação infantil de Campinas, observem que falamos a mesma língua, falamos em embasamento jurídico, falamos em legislação.

A Educação Infantil levada a sério!

Observem a visão que Zóia Prestes tem da educação Infantil, ela é filha de Luiz Prestes é formada em pedagogia e psicologia infantil pela Universidade Estatal Lenin de Pedagogia em Moscou, é mestre em educação pela mesma universidade. Entre outras atividades, traduz obras literárias, científicas, e do autor Vygostsky, do russo para o português e já tem mais de seis livros publicados.

http://www.sinprominas.org.br/imagensDin/arquivos/362.doc

Em um trecho Zóia Prestes diz:"A formação dos professores da Educação Infantil HOJE é um direito dos próprios professores e também das crianças". E juntamente com a formação ela não esqueceu de incluir a VALORIZAÇÃO.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

CONVOCAMOS AOS AUXILIARES DE RECREAÇÃO E BERÇÁRIO DE ANGRA DOS REIS.

Nossa reunião do dia 17/12/09 com o Secretário José Eugênio foi desmarcada por motivos pessoais e ainda não temos uma data da próxima reunião, visto que esta reunião é de tamanha importância pois o secretário ficou de nos dar uma confirmação definitiva sobre nós irmos para a referência 104 enquanto aguardamos uma solução definitiva a respeito da reivindicação de nossas categorias.
Mediante esta situação, convocamos todos os auxiliares de recreação e de berçário a entrarem em contato com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Angra dos Reis, a fim de agilizarmos a data de nossa reunião.
TELEFONE: (24) 3365-1707 ( Procurar Daniel, Arlindo ou Fernanda)

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

DOCENTES I QUE ATUAM NAS CRECHES SERÃO AFETADOS???

Comentário de Beto na postagem Há professores e professores.

“E como ficam os professores que atuam hoje nas creches após o reconhecimento de vocês? fiquei curioso.”

Bem, após a LDB/1996 onde ficou estabelecido que a educação infantil é a primeira etapa da educação básica e que a formação dos professores deveria ser no mínimo a de nível médio modalidade normal, municípios tomaram caminhos diferentes, alguns por conta própria ou por pressão dos profissionais que atuavam nas creches (chamados de crecheiras, auxiliares, recreadoras, etc.) transferiram as creches da secretaria de ação social para a secretaria de educação juntamente com a qualificação e a valorização dos profissionais que atuavam nas creches, a exemplo disso temos disponível o artigo de sobre Natal-RN na postagem "Não somos responsáveis apenas pelo que fazemos, mas também pelo que deixamos de fazer" Molière. ”

Outros municípios como no Rio de Janeiro, fizeram a transferência das creches da ação social para a educação sem qualificar os profissionais que atuavam com as crianças, e sem exigir em seus próximos concursos a qualificação de normal, continuando a exigir nível fundamental em seus concursos e a chamá-los de agentes auxiliares de creche. Mas mesmo sem qualificar e sem exigir qualificação o município passou a cobrar todo o trabalho pedagógico, que é exigido de um professor qualificado e remunerado para isto.

Já em municípios como Angra dos Reis, apesar das creches pertecerem a secretaria de educação, houve uma mesclagem, admitiram docentes I para educar e auxiliares de creche com nível fundamental para cuidar, acreditamos que na busca por mão-de-obra barata nem se preocuparam em consultar o que dizia a legislação. Nós sinceramente não sabemos como vai se resolver isso, em alguns lugares eles mantiveram o professor titular(docente I) e transformaram os auxiliares de creche em professores auxiliares, outros deixaram todo trabalho com os antigos auxiliares de creche(após capacitação), já que estes puderam desempenhar plenamente e com melhor qualidade o educar. A única coisa que sabemos é que em sala de aula só pode ficar professores, isto por que as autoridades da educação pensam numa educação infantil de qualidade, devido a importância desta primeira fase da vida destes pequenos, onde somos responsáveis pelo seu desenvolvimento afetivo, físico, psico-social, cognitivo e linguístico.

Há professores e professores.

Comentários retirados da postagem "Professores de Educação Infantil" no Blog Transparência Angra:

Docente I disse...
"Boa sorte a todas!!!Tomara que vocês consigam e abram precedente para nós podermos receber como docenteII, afinal de contas,sabíamos que lecionaríamos disciplinas integradas...e se vocês conseguirem,com certeza iremos conseguir tb...Vcs sabiam de suas atribuições.Sabiam que o grosso ficaria com vcs...Sabiam que os cuidados seriam da responsabilidade de vcs...O PEDAGÓGICO É NOSSO!!...não há como mudar ,a não ser através de estudo(formação) e concurso.Estudem!Qualifiquem-se!Façam concurso e passem no próximo!!" 17 de janeiro de 2010 13:35

"Que linguajar inapropriado!!Fico imaginando o que vcs estão ensinando(ensinando modo de dizer..?pq VCS NÃO SÃO PROFESSORAS!!!!) às nossas crianças.Vcs perderam o rebolado,hein meninas?Prestem bem atenção:não vou me prolongar mais nesta discussão.Vocês estão tomando um ATALHO que gera incômodos em todos os DOCENTES...NÓS ESTUDAMOS,NÓS PASSAMOS E O MELHOR DE TUDO...TIVEMOS AUMENTO!!!Eu poderia descer ao nível de vcs e dizer que não precisamos trocar nenhuma fralda...mas não vou fazê-lo.Seria muita baixaria...BRIGUEM POR EQUIPARAÇÃO SALARIAL E CORRAM ATRÁS DE UMA FORMAÇÃO." 17 de janeiro de 2010 23:44


Lamentamos sua ignorância!!! Acreditamos que esta posição preconceituosa seja somente sua, não fale em nome de todos os docentes, pois desta forma você os envergonha. Nós não queremos tomar o lugar de ninguém, muito menos do docente I que não fez concurso para trocar fraldas, quem faz isto é o "PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL", como demonstramos na postagem"Atribuições do Professor de Educação Infantil". Nós já recebemos para CUIDAR, mas está faltando nossa remuneração por educar as crianças, visto que é impossível alguém ficar sete horas dentro de uma sala de aula, e não participar diretamente na educação de nossas crianças.
Como já estamos cansados de repetir, CUIDAR E EDUCAR quando se trata da Educação Infantil, são INDISSOCIÁVEIS, muitos municípios já entenderam isto (como já citamos aqui no blog) e concederam aos seus profissionais o devido respeito, reconhecimento e valorização.

Não entendemos por que tanto ódio e revolta com a nossa luta, não entendemos em que a nossa valorização irá te prejudicar! Às vezes pensamos que você não pode ser uma docente I, pois nós educadores temos o dever de ensinar nossas crianças a serem cidadãos e respeitarem o direito dos outros.

domingo, 17 de janeiro de 2010

O Governo vem exigindo a qualificação e valorização de professores leigos deste 1996.

Logo após a aprovação da LDB/1996, foi criado do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério - FUNDEF (atual FUNDEB), por meio da Lei n.° 9.424, de 24 de dezembro de 1996, E diz em seu artigo 9º:

"Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão, no prazo de seis meses de vigência desta Lei, dispor de novo Plano de Carreira e remuneração do Magistério de modo a assegurar:

I - A remuneração condigna dos professores do ensino fundamental público em efetivo exercício no magistério;
II - o estímulo ao trabalho em sala de aula;
III - a melhoria da qualidade do ensino.
§ 1° Os novos planos de carreira e remuneração do magistério deverão contemplar investimentos na capacitação dos professores leigos, os quais passarão a integrar quadro em extinção, de duração de cinco anos.
§ 2° Aos professores leigos é assegurado prazo de cinco anos para a obtenção da habilitação necessária ao exercício das atividades docentes.
§ 3° A habilitação a que se refere o parágrafo anterior é condição para ingresso no quadro permanente da carreira conforme os novos planos de carreira e remuneração."


Vejam que o governo não mandou os professores leigos fazerem outro concurso após sua habilitação em magistério e sim os assegurou sua inclusão no plano de cargos e carreira do magistério. O que faltou nesta lei foi uma punição aos municípios que não a cumprissem, por isso estamos aqui após mais de 13 anos da publicação desta lei discutindo que nossa qualificação venha juntamente com a valorização.

Disseminador de informações.

De Márcia Nunes ao criador este Blog

"Amigo(a),
PARABÉNS por sua iniciativa, este blog é maravilhoso e voltado unicamente a luta de nossa categoria, tudo que realmente precisávamos para tornar essa luta nacional. Com certeza será de grande valia ao reconhecimento de nossas verdadeiras funções, a de DOCENTE, com a nomeclatura mais do que justa e por merecimento ao lindo e competente trabalho que desenvolvemos nas creches, nada mais nem menos: PROFESSOR da Educação Infantil.Sou do Rio e tenho orgulho de poder compartilhar desta luta em prol de uma verdadeira educação de base e o reconhecimento daqueles que verdadeiramente a fazem acontecer.Somos cidadãos e estamos EXIGINDO E NÃO PEDINDO aos nossos governantes que respeitem a educação. Somos nós quem votamos, quem retiramos ou admitimos, portanto, nós quem mandamos e temos disposição, capacidade e união para conquistarmos juntos esse tão merecido reconhecimento.

Se querem votos, então que respeitem o povo!!!"


Ficamos felizes em saber que estamos alcançando o objetivo deste blog, aqui poderemos trocar informações , disseminá-las, e nos organizar para obtermos vitória. Provavelmente há por aí municípios em que os " auxiliares de creche" passam pela mesma situação que nossa, precisamos divulgar nossas idéias, connhecimentos e trazermos todos para nossa luta.

Quem conhece profissionais de outros municípios ou que possam entrar em contato com eles, assim o façam, divulguem esse blog a todos profissionais da área, desta forma também saberemos como está a situação em outros municípios.

AGENTES AUXILIARES DE CRECHE DO RIO NO CAMINHO DO RECONHECIMENTO

Comentário de Márcia

"Com dois meses de empossada, instruida e com todo embasamento legal, no iníncio de Dezembro de 2008, eu fiz a 1ª denúncia que foi deferida, pelo então promotor Sávio Renato Bitencourtt e virou o PP 02/2009. A Sra. secretária, assim que tomou posse do cargo, recebeu um ofício do promotor pedindo respostas ao processo, isso foi em 07/01/2009 que hoje quem está arroxando é a Dra. Bianca Mota e lhe garanto que a justiça prevalecerá, pois ela não está brincando e eles sabem disso, pois na fase que este processo se encontra, está prestes a ir para uma adiência com um juizado, pois já foi mais do que provado."

"Não existe nenhum AAC, do Rio, que já tenha mais se exposto do que eu. Dei entrada denúncias em dois M.PS.(Alpem de várioas outras coisas) e as promotoras estão arroxando a Cláudia Costin e o Sr. Paes, sempre assumi tudo o que sempre fiz com a minha cara, é lógico, me calço e só falo o que posso provar, mas de provas, estou mais que munida e sei o que estou fazendo. Portanto, não temas, a justiça e a verdade são únicas e se houvesse algum risco de chance eu seria mais que exonerada e o acontece é contrário, sou muito respeitada pela SME e a prefeitura,pois sabem, quando digo que vou fazer, eu faço e muito bem feito."

Parabéns Márcia!!! A esperança de um dia termos um país justo, onde todos venham a ter igualdade de oportunidade, está em pessoas como você que erguem a cabeça e vão a luta por justiça, vão em busca de seus direitos. o Brasil precisa de pessoas assim com sede de justiça e disposição para enfrentar desafios. Força e perseverança, sei que não é nada fácil, mas juntos vamos conquistar nossa vitória!!!

SERÁ QUE BUSCAMOS POR UMA ASCENSÃO INCONSTITUCIONAL???????

Comentário de um anônimo na postagem ATRIBUIÇÕES DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL.

“Vocês fizeram concurso para um cargo mais fácil de passar na prova e agora querem uma ascensão inconstitucional??? Assim é mole, colega: faço concurso para um cargo menos visado, mais fácil e com salário menor e, depois, brado aos quatro ventos que exerço, na verdade, atribuições de outro cargo e exijo que o Estado transponha-me para outro cargo ( com menor carga horária e maior salário ). LEIAM UM POUCO CELSO ANTONIO BANDEIRA DE MELLO E HELY LOPES MEIRELLES. Vocês só podem reivindicar equiparação salarial com um outro cargo com atribuições semelhantes. Qualquer outra coisa é INCONSTITUCIONAL. QUER GANHAR MAIS? FAÇA CONCURSO PARA ESTE CARGO!”.

“É inconstitucional toda forma de provimento derivado de cargos públicos. Quem é Docente I jamais poderá ser Docente II sem o provimento original que é o Concurso Público. Assim como quem é Auxiliar de Creche nunca será Docente I sem prestar provas ou provas e títulos para Docente I.O máximo que vocês podem reivindicar é, informalmente ( porque, formalmente, a CF88 proíbe equiparação salarial entre cargos públicos ), pedir aumento salarial para se aproximar ou igualar ao que recebe um Docente I.Agora, vocês são Auxiliares de Creche, sim.O que dizer dos Docentes I que têm curso superior e fazem Plano de Aula como o Docente II, aplicam provas como Docente II, reprovam como um Docente II também reprova e dá aula tal qual um Docente II dá?Isso não dá direito a um Docente I dizer que é Docente II. Sabe por quê?Porque o Docente I tem atribuições diferentes e quem fez prova para Docente I sabia que o salário era menor e a prova era mais fácil.Não tentem entrar pela janela que, além de não conseguirem, já estão queimando o filme de vocês desde agora.Estão insatisfeitos? Peçam aumento de salário ou façam outro concurso. Mudar de cargo numa canetada e sem fazerem prova é imoral e inconstitucional.”


Caro Docente I, assim presumo, nunca dissemos que somos Docente I, muito menos que queríamos ser, nós somos é PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL, este é um fato comprovado através de todos os documento que já expomos neste blog. Aliás como você pode ver na postagem mais abaixo as atribuições Professor de Educação Infantil é diferente das atribuições do Docente I, pois nós acumulamos a função de cuidar e não somente educamos. Nosso governo através do MEC tem conhecimento e admitem que nós somos professores. Dê uma conferida na reportagem” O PROINFANTIL: Ontem, hoje e amanhã”, da revista criança pág. 30, revista esta editada pelo MEC, esta reportagem deixa claro quem são os professores que atuam nas creches.

http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Educinf/revcrian_41.pdf

E abaixo segue um link para um Parecer do Ministério Público de Contas do Estado do Paraná que explica a diferença entre um reenquadramento e a transferência de cargo, este último sim, se configura pela inconstitucionalidade. Não queremos mudar de profissão, mas sim sermos respeitados e valorizados, como já mostramos neste blog existem municípios que já fizeram o reenquadramento, sabemos que isto é possível. SOMOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL E QUEREMOS NOSSO RECONHECIMENTO!!!!

http://docs.google.com/viewer?a=v&q=cache:vk6zleE08q0J:www.tce.pr.gov.br/usercontrols/Arquivo.aspx%3Farquivo%3D../acervo/2009/03/3560851.pdf%26nmArquivo%3DParecer%25202596-04%2520-%2520Professor%2520leigo%2520habilitado%2520na%2520forma%2520da%2520Lei%2520n%25C2%25BA%2520942496.+%22minist%C3%A9rio+p%C3%BAblico+de+contas+do+paran%C3%A1%2Breenquadramento%22&hl=pt-BR&gl=br&pid=bl&srcid=ADGEESgc0ZWJbDna-pYfbJxSXjp2V1RAevI_Qd4yGEI_4yx-JWZEyrFbIqlIXF7aHd2iHa81q6Fi1-Uhmamh6yEsJcuBEYyrg8KHv-po7BtXlmhTTmgxGlzocerniDjAp-N_EJ0W8qDb&sig=AHIEtbQMtzUxVwZTFQOf-xoRvsrjadAhHw

sábado, 16 de janeiro de 2010

Um resumo de nossa trajetória

Após procurarmos o Sindicato dos Servidores Públicos(que antes não acreditava muito na gente)foi marcada uma reunião com o Secretário de Administração Sr. José Eugênio, ao ouvir nossos argumentos(com provas) ele se mostrou favorável à nossa causa, e concordou que é inadimissível nós educadores estarmos ganhando o salário mínimo da prefeitura para educar crianças, e nos prometeu mudar nossa referência salarial de 102(R$611,00) para 104(R$851,50)em janeiro, esta seria uma medida paliativa até a solução final, que esperamos ser nosso verdadeiro reconhecimento.Foi marcada uma segunda reunião, agora junto com o Procurador do Município Dr. André que também se mostrou a favor de uma providência quanto a nossa categoria. Nos foi solicitado um documento bem fundamentado para ser dado entrada no Protocolo no qual seria apreciado pelas autoridades competentes para darem uma solução ao nosso caso. O sindicato nos ligou informando que uma outra reunião havia sido marcada para dia 19/12/09, mas infelizmente nosso secretário teve um problema pessoal e não pode comparecer e antes da reunião ser remarcada houve a tragédia em Angra e tudo está parado, inclusive nosso processo que está empacado na Subsecretaria de Treinamento. Estamos fazendo uma escala de funcionários para irem até o Sindicato para cobrar nossa reunião e também agilizar o andamento do processo.
Estaremos postando aqui o passo a passo desta trajetória até o final, portanto não deixem de acompanhar.

PROINFANTIL

Nós, auxiliares de recreação e berçário, em Angra dos Reis estamos sendo habilitados através do Proinfantil (Programa Nacional de Formação Inicial dos Professores de Educação Infantil), uma parceria da união, estados, municípios e universidades que possui um documento chamado Diretrizes Gerais do Proinfantil, onde responsabiliza os municípios o pagamento do vale transporte e alimentação dos professores cursistas.
Dia 19/01/10 será o início do Proinfantil para os Agentes Auxiliares de Creche (AAC) no Rio de Janeiro, e sua gerência de educação Infantil já os informou que eles receberão vale-transporte, somando duas passagens por dia, e um cartão-refeição, no valor de R$90,00 (noventa reais). Enquanto nós em Angra que já estamos no segundo semestre do curso e até agora temos que tirar de nosso pequenino salário (que é o salário base do município) o dinheiro do vale transporte e alimentação.

OBS: Basta fazer uma pesquisa na net para ver noticias de que os municípios que aderiram ao Proinfantil custearam a alimentação e o transporte, somente nós aqui em Angra que temos de tirar dos nossos bolsos. Abaixo o acesso para as diretrizes.
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Educinf/diretrizes.pdf

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

ATRIBUIÇÕES DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL.

Em Angra dos Reis, há uma resistência dos Docentes I em admitir que nós (auxiliares de recreação e berçário) somos na verdade professores, sentimos que eles não aceitam que alguém que troca fraldas seja chamado de professor, mas os municípios que saíram na frente e compeenderam a nova concepção da educação infantil onde cuidar e educar são indissociáveis são claros quando descrevem as atribuições do professor de educação Infantil de seus municípios. Destacamos as atribuições do Município de Campo Bom do Estado do Rio Grande do Sul:

Cargo: Professor da Educação Infantil
Atribuições: Cuidar e educar crianças de 0 a 5 anos nas Escolas Municipais de Educação Infantil, proceder, orientar e auxiliar as crianças no que se refere a higiene pessoal; auxiliar as crianças na alimentação; promover horário para repouso; garantir a segurança das crianças na instituição; observar a saúde e o bem-estar das crianças, prestando os primeiros socorros; comunicar aos pais os acontecimentos relevantes do dia; levar ao conhecimento da Direção qualquer incidente ou dificuldade ocorridas; manter a disciplina das crianças sob sua responsabilidade; apurar a freqüência diária das crianças; respeitar as épocas do desenvolvimento infantil; planejar e executar o trabalho docente; realizar atividades lúdicas e pedagógicas que favoreçam as aprendizagens infantis; organizar registros de observações das crianças; acompanhar e avaliar sistematicamente o processo educacional; participar de atividades extra-classe; participar de reuniões pedagógicas e administrativas; contribuir para o aprimoramento da qualidade do ensino.
Lei municipal acessada através seguinte endereço: http://srv00.tce.rs.gov.br:8081/blm/Municipios_A_ate_L/Campo_Bom/39-LEI-03038-2007.doc

Atribuições do professor de educação infantil do Município de São Paulo:

1.3 O candidato aprovado no Concurso de que trata este Edital realizará as atividades de Professor de Educação Infantil, que exigem boa saúde física, mental, equilíbrio emocional, deambulação constante, disposição para o trabalho com crianças na faixa etária entre 0 (zero) a 5 (cinco) anos, consistindo em:
a) realizar atividades recreativas e trabalhos educacionais com crianças através de jogos, brincadeiras, desenhos e colagens.
b) acompanhar e orientar as crianças durante as refeições, estimulando a aquisição de bons hábitos alimentares, auxiliando as crianças menores na ingestão de alimentos na quantidade e forma adequada, oferecer mamadeira aos bebês, tomando o devido cuidado com o regurgito.
c) cuidar, estimular e orientar as crianças na aquisição de hábitos de higiene, trocar fraldas, dar banho e escovar os dentes.
d) observar o comportamento das crianças durante o período de repouso e no desenvolvimento das atividades diárias, prestando os primeiros socorros, quando necessário e/ou relatando as ocorrências não rotineiras à Chefia Imediata, para providências subsequentes;
e) administrar medicamentos conforme prescrição médica, quando necessário, desde que solicitado pelos pais e/ou responsáveis;
f) garantir a segurança das crianças na Unidade Educacional.
g) cuidar do ambiente e dos materiais utilizados no desenvolvimento das atividades, organizando os objetos de uso pessoal das crianças.
Edital de abertura do concurso público para o cargo podendo ser acessado através do seguinte endereço: http://www.pciconcursos.com.br/concurso/prefeitura-de-sao-paulo-sp-467-vagas

Sendo assim Professor de Educação Infantil que é Professor de Educação Infantil, além de educar e desenvolver todo o trabalho pedogógico também TROCA FRALDAS, SIM!!!!

PROJETO LEI Nº 5446 DE 2009.

Tramita no Congresso Nacional o Projeto Lei nº 5446 de 2009 de autoria do Deputado Carlos Zarattini com o intuito de assegurar a contagem do tempo como de exercício em função de magistério, aos profissionais que exercem atividades educativas em unidades de Educação Infantil, em seus diversos níveis de atendimento, independente das denominações da função, bem como das habilitações que os mesmos possuam, desde que sejam correlatas ao de professor, as quais passam a ser consideradas como funções de magistério, para todos os efeitos legais, inclusive para a aposentadoria.
A aprovação deste Projeto Lei será uma grande conquista para toda nossa categoria, pois mesmo em municípios (como Angra dos Reis) que não fizeram a mudança da nomenclatura do cargo de auxiliar para professor, serão obrigados a conceder os mesmos direitos do professor aos profissionais chamados auxiliares de creche. Confira abaixo Projeto Lei e sua justificativa que descreve perfeitamente nosso trabalho nas creches e a trajetória da educação infantil no Brasil.
http://www.zarattinipt.com.br/projetos_12.htm

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

"Não somos responsáveis apenas pelo que fazemos, mas também pelo que deixamos de fazer" Molière

Alguns artigos da luta dos Auxiliares pelo país a fora....

Santos SP, firme na luta!
http://www.redetelma.com.br/ultimas_noticias_integra.asp?codigo=1094

Natal-RN dá atenção especial a Educação Infantil
(A valorização dos profissionais de Natal não foi colocada de lado, não deixem de ler)
http://tribunadonorte.com.br/noticia.php?id=97780

Vejam como cada município tratou a Educação Infantil em consonância com a LDB
http://rluizaraujo.blogspot.com/search?q=educa%C3%A7%C3%A3o+infantil+e+o+plano+de+carreira

Uma matéria do Jornal Nacional onde as duas profissionais são professoras.
http://jornalnacional.globo.com/Telejornais/JN/0,,MUL1351667-10406,00-PROFESSORES+VAO+PRECISAR+TER+CURSO+SUPERIOR.html

Ninguém merece este calor!

Aproveitamos para parabenizar a Prefeitura de Angra dos Reis, por instalar ar condicionados na nas salas de atividades da Creche do Camorim(a pedido da direção), combatendo o calor que maltratava funcionários e principalmente as crianças, esperamos que esta atitude seja estendida as outras creches.

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Municípios que já transformaram Auxiliares de Recreação em Professor de Educação Infantil,e se adequaram à legislação.

Após muita luta, com derrotas e ao final vitórias, estes municípios saíram na frente e obedeceram a legislação e com isto beneficiaram funcionários e principalmente as crianças, e o resultado é uma educação infantil de qualidade. Esperamos que Angra seja exemplo no estado do Rio de Janeiro.

Desde 2003 a Prefeita Marta Suplicy, juntamente com a Deputada Claudete Alves, fizeram a transformação de Auxiliar de Desenvolvimento Infantil em Professores de Desenvolvimento Infantil, é mesmo questão de vontade política!

http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/Documentos/BibliPed/TextosLegais/LegislacaoEducacional/Lei_13574_DispoeSobreTransformacaoInclusaoQuadroMagisterioMunicipal.pdf
Em Cubatão -SP os Auxiliares já são professores, parabéns para a Prefeita!
http://www.cubatao.sp.gov.br/publico/index.php?option=com_content&view=article&id=1807:prefeita-sanciona-e-promulga-a-lei-complementar-59-transformando-pajens-em-professoras&catid=10:noticias-da-cidade&Itemid=50
Osaco-SP não tem nada contra o enquadramento.

http://www.osasco.sp.gov.br/materia.asp?IdMateria=3130

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

E os municípios se adequaram a legislação????

Alguns municípios, principalmente no estado de São Paulo, que foram os primeiros a conquistar não só a qualificação profissional, mas também a valorização profissional, isso através de muita luta é claro. (Em breve listaremos os municípios, que temos conhecimento, de que mudaram a nomenclatura dos cargos de auxiliares de creche, pajens para professor incluindo a conquista de todos os direitos do professor).

Já municípios como Angra dos Reis e Rio de Janeiro, mesmo passados dez anos da LDB/1996 continuaram a fazer concurso público para profissionais que atuam diretamente em contato com a criança em sala de aula(ou seja professor) com a exigência de apenas nível fundamental e com nomenclaturas diversas como auxiliar de recreação, berçário e agente auxiliar de creche. mas hoje pressionados pela exigência legal de que quem atua em sala de aula deve ter a formação em magistério, aderiram ao Proinfantil destinado a qualificar os professores da educação infantil em exercício que não possuem a qualificação mínima exigida por lei. E o que acontece hoje é que os minicípios querem nos dar a qualificação, mas valorização que é bom NADA!!!!

Para conquistarmos nossos direitos, em Angra dos Reis, após reuniões com nosso secretário de administração, José Eugênio que se demonstrou compreensível como a nossa causa, entramos com um processo administrativo no protocolo da prefeitura em dezembro 2009. Já os agentes auxiliares de creche do Rio de Janeiro entraram com uma denúncia no MP que já visita as creches do Rio e a cada visita o MP recolhe provas de que realmente os auxiliares exercem a função de professores.

OBS: Quando fizemos concurso a nível de ensino fundamental, jamais imaginamos que seríamos responsáveis diretamente pela educação das crianças, afinal isto não estava definido em nosso edital. Em especial citamos o cargo de auxiliar de recreação do concurso de 2008 em Angra dos reis, que não havia sequer as atribuições no edital, então pensamos que para receber a nível de ensino fundamental só para brincar com as crianças tá bom demais, mas para educar aí é outra conversa.

Legislação e Documentos publicados pelo MEC.

Abaixo segue um link para a Lei de Diretrizes e Bases da educação Nacional de 1996 (LDB), onde diz que a educação infantil é a primeira etapa da educação básica e determina que a escolaridade mínima para exercer o magistério na educação infantil é o ensino médio modalidade normal. Sendo assim as creches deixaram de ter um caráter assistencialita, ligadas a secretaria de ação social e passaram a ser de responsabilidade da secretaria de educação, na época assistencialista os profissionais que atuavam diretamente com as crianças, precisavam apenas ser mulheres que gostassem de crianças, não era exigido nenhum tipo de escolaridade para essas profissionais.
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/l9394.htm

Plano Nacional de Educação de 2001(PNE), que determina o estabelecimento de um Programa Nacional de Formação dos Profissionais de educação infantil, com a colaboração da União, Estados e Municípios, inclusive das universidades e institutos superiores de educação e organizações não-governamentais, a partir de tal determinação o governo federal criou o PROINFANTIL para qualificar os professores leigos da educação infantil no país e também determina que a partir da vigência do plano os municípios só poderiam admitir novos profissionais da educação infantil que possuam a titulação mínima em nível médio, modalidade normal. http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/pne.pdf

A Política Nacional da Educação Infantil de 2006 esclarece que na educação infantil o cuidar e o educar são indissociáveis e diz que são considerados não-docentes todos os funcionários da educação que não atuam em salas de atividades com as crianças, também diz que é assegurado a inclusão dos Professores de Educação Ifantil no plano de cargos e salários do magistério.
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Educinf/eduinfpolit2006.pdf

Os Parâmetros Nacionais da Educação Infantil volume 2 diz claramente que os profissionais que atuam diretamente com as crianças nas instituições de Educação Infantil são professoras e
professores de Educação Infantil e determina que os professores sem a formação mínima exigida por lei que exercem funções de professora ou professor de Educação Infantil obterão a formação exigida com o apoio da instituição onde trabalham e caso atuem na rede pública, contarão também com o apoio dos sistemas de ensino. http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Educinf/eduinfparqualvol2.pdf

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010