Rumo a regulamentação de nosso cargo!!!

Mesmo após a LDB/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e o PNE/2001 (Plano Nacional de Educação), quando as creches deixaram de ter um caráter assistencialista e passaram a ser consideradas a primeira etapa da educação básica, onde quem trabalha em contato diretamente com as crianças é o professor e necessita ter a formação mínima em nível médio na modalidade normal para estar em sala de aula, muitos municípios continuaram a fazer concursos com a exigência de apenas nível fundamental ou médio, com nomenclaturas como auxiliar de recreação, berçário, auxiliar de creche, pajem, entre outras até os dias de hoje e como resultado disso exercemos atividades de docente, pois as creches de fato fazem todo o trabalho pedagógico, porém temos salários e direitos bem inferiores aos dos professores, mesmo tento a qualificação exigida por lei.

Convocamos aos ainda erroneamente chamados auxiliares, pajens, monitores, entre outras denominações a caminhar pela criação de nossa verdadeira identidade que é a de Professor de Educação Infantil, em muitos municípios profissionais como nós já conquistaram seus direitos agora é a nossa vez.

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

PROINFANTIL x PLANO DE CARREIRA



Anônimo disse...
Pois é, sou também de Praia Grande e aqui querem nos "presentear" com um plano de carreira específico, onde existem atribuições de acordo com o que a secretaria de educação e alguns representantes das creches fizeram através de reuniões mensais.Gostaria de saber: Como fica nosso caso se o Ministro Regulamentar nossa categoria?

Anônimo disse...
Olá sou do estado de Goiás e trabalho no município de goiânia como Auxiliar de Atividades Educativas. Prestamos o concurso em 2008 no qual foi exigido o curso de magistério e no entanto sofremos com a desvalorização e preconceito nos Centros Municipais de Educação. Aqui estamos entrando na justiça, pois este cargo existem várias inrregularidades, precisamos nos unir para mudar este cenário de exploração.

Anônimo disse..
O que vcs acham do concurso para Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, que exige magistério e não são professores? Trabalham 100%com alunos e preparam atividades para eles, avaliam recebem pais, fazem reunião de pais, mas, não são professores. Não é certo transpor cargos, mas é correto contratar assim, manter um cargo que já deveria ter sido extinto a anos.

Danielle disse...
Acredito também que o Pró infantil vem para protelar ainda mais o que tem que ser legalizado.Na cidade de Praia Grande, por exemplo, estão realizado reuniões temáticas (talvez só pra enrolar os Atendentes de Educação),onde se discutem um tal Plano de Carreira específico,e ficam no aguardo,se baseando em outras prefeituras como a de Jaú.Dessa forma ganham tempo colocando um melzinho na chupeta dos funcionários.O pior é que a maioria se ilude acreditando que a Prefeitura está fazendo Tudo pra melhorar a situação da categoria, o que não é bem verdade assim.Temos visto por onde andamos que não estão todos satisfeitos como se dizem por aí.Também pudera como estar satisfeito com um salário que não chega nem a R$700,00 reais?Tudo bem que tem insalubridade e gratificação que eleva um pouco esse valor.Mas,se uma Atendente se afastar por problemas de saúde ou aposenta se ela continua a receber insalubridade e gratificação?Não sou funcionaria,porém gostaria de entender. Parabéns pela oportunidade que nos dão,assim podemos tirar algumas duvidas e colaborar por uma solução mais justa pra todos.

Amigos,

O futuro da categoria é uma grande incógnita, defendemos a união dos profissionais a nível nacional para cobrarmos um solução comum a todos os municípios, porém os profissionais de creche sequer são capazes de conseguir assinaturas para o abaixo assinado aí do lado.

Infelizmente a regulamentação da categoria, incluindo a adequação do plano de cargos, é tarefa dos municípios, ou seja, os profissionais ficam nas mãos da prefeitura, que por sua vez só quer saber de mão-de-obra barata o que gera todos os absurdos que vemos. Alguns municípios, como Angra, sequer pedem a formação de magistério em seus concurso, há outros que pedem magistério, porém os profissionais não são considerados professores e continuam com salários inferiores e direitos sendo desrespeitados.

Muitos gestores fazem um plano de cargos ridículos, outros aderem a gratificação, que no final das contas não é salário, pois não irá contar para a aposentadoria, e por aí vai...

Essa situação só ira mudar quando a categoria resolver ir realmente a luta, caso contrário é assim que será.
Quanto ao Proinfantil, este só veio para regularizar a situação dos municípios, afinal terão seus profissionais qualificados conforme prevê a legislação, aí é só ir empurrando com a barriga o plano de carreira. Por isso há quem tenha a opinião de que deveríamos boicotar o Proinfantil, nenhum auxiliar de creche deveria aderir programa até termos a garantia de reconhecimento e valorização. Acreditamos que seja uma boa ideia, mas para isso seria necessário a mobilização de todos.

Fica aí uma sugestão, não esqueçam que o espaço está aberto para opiniões e propostas de ações para colocarmos em prática.

Abraços.

P.S.: Há comentários pendentes, liberaremos assim que possível.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

JÁ QUE A JUSTIÇA EXIGIU, PARECE QUE FINALMENTE O CONCURSO SAI...

Na Edição n° 336 do Boletim Oficial do Município de Angra dos Reis, publicada em 23 de Setembro de 2011, foi criada a Comissão para preparação do concurso público para os cargos deBerçarista, Auxiliar de Berçário, Instrutor de Alunos e Monitor de Educação Especial:

DECRETO No 8.038
DE 19 DE SETEMBRO DE 2011
O PREFEITO MUNICIPAL DE ANGRA DOS REIS, ESTADO DO
RIO DE JANEIRO, no uso de suas atribuições legais, conforme disposto
no art. 87, IX, c/c o art. 132, I, alínea “b”, da Lei Orgânica do Município
e considerando os termos do Memorando nº 0644/2011, da Secretaria
Municipal de Administração e Desenvolvimento de Pessoal, datado de 19
de setembro de 2011,

DECRETA:
Art. 1º Fica criada a Comissão para preparação de concurso público para os
cargos de Berçarista, Auxiliar de Berçário, Instrutor de Alunos e Monitor de
Educação Especial, composta dos seguintes membros:
PRESIDENTE: MAURO RIBEIRO GARCIA
MEMBROS: EDENILZE ALVES FERREIRA
MARIA DA GLÓRIA DINIZ ROSA
ROSELANE RAMOS DE OLIVEIRA
MARIA DE FÁTIMA RAMOS OLIVEIRA
MICHELLE SÁ RODRIGUES DE SOUZA
RIVANILDE ELEONOURA GUEDES DE LIRA
MARIA IVETE DA COSTA VIEIRA
FABIANA JÚDICE DE OLIVEIRA

Art. 2º Este Decreto entrará em vigor na data da sua publicação.
PREFEITURA MUNICIPAL DE ANGRA DOS REIS, 19 DE SETEMBRO DE 2011.
ARTUR OTÁVIO SCAPIN JORDÃO COSTA
Prefeito
CARLOS RENATO PEREIRA GONÇALVES
Secretário Municipal de Administração e Desenvolvimento de Pessoal


Mas qual será a escolaridade exigida para o cargo de auxiliar de berçário???

Bem, pelo que ouvimos falar a secretaria de educação irá insistir em exigir nível fundamental para o cargo, afinal nossa secretária, Luciane Pereira Rabha, e nossa Gerente de Educação Infantil, Denise Jordão, dão fortes indícios de que acreditam que existe sim a figura do auxiliar com baixa escolaridade e baixíssimo salário que apenas cuidam das crianças dentro das salas de aula, além disso, dizem que não há outra solução para a categoria do que prestar um novo concurso e sequer sonham em conversar com a categoria para buscar uma solução razoável para todos.

Enfim, com esse tipo de gestoras que nós temos, que ignoram a LDB e todos os parâmetros e referenciais do MEC, só podemos esperar um concurso com a exigência de nível fundamental mesmo.

E pelo visto para nossa prefeitura o que interessa é ter mão-de-obra barata, e por falar nisso um outro cargo que terá problemas no futuro é o de Monitor de Educação Especial, este concurso que está por vir será o primeiro após a criação do cargo, até agora quem exerceu a função foram estagiários de pedagogia e servidores em desvio de função (como inspetores de alunos). O problema deste cargo de monitor é que a secretaria de educação, provavelmente por conta "de grana", ignorou o apelo dos profissionais que atuam na educação especial, no qual pediram para que o monitor tivesse como escolaridade mínima o nível médio com formação em magistério, já que o monitor de educação especial irá atuar em sala de aula aplicando atividades aos alunos especiais, mediando todo seu aprendizado, mas Luciane Pereira Rabha entendeu novamente que não era preciso ter uma formação específica para tal tarefa. Sendo assim a escolaridade para o cargo de monitor será apenas nível médio, apesar de estar longe do ideal, em se tratando da mentalidade nossa secretaria, já podemos falar que houve um certo avanço em seu entendimento...

Afinal pedir nível fundamental para o cargo de monitor já seria muita cara de pau!

sábado, 24 de setembro de 2011

VEM AÍ O IV GRUPO DO PROINFANTIL E PELO JEITO AINDA TEREMOS O V, VI, VII,VIII,IX, X...

Matéria retirada do site da UDIME( União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação).

Trata-se da anunciação da criação do IV grupo do proinfantil com o intuito de formar os professores leigos(auxiliares de creche) que atuam em sala de aula diretamente com as crianças. Vejo que desta vez eles estão tomando cuidado com os participantes do curso, haja vista que em Angra dos Reis-Rj, o curso foi oferecido à merendeiras, Zeladores e guardas.

Segundo chefes da Secretaria de Educação de Angra, eles foram brindados com o curso porque assim como os auxiliares e pais, também educavam às crianças. Santa ignorância! Existe uma enorme diferença de quem encontra com a criança de forma esporádica dentro da escola, com aqueles que fazem um trabalho contínuo de aprendizagem durante 8 a 10 horas por dia. Os conhecimentos aprendidos dentro de uma escola difere aos que os pais ensinam em casa, apesar de se complementarem.

Uma última observação: Não é uma estupidez investir em um curso caro(PROINFANTIL), gastando o dinheiro público que poderia ser investido em saúde, educação, moradia...proibindo fazer concurso público sem a exigência do nível de escolaridade exigido pela LDB? Alô MEC!

LEIAM A MATÉRIA NA ÍNTEGRA:

PROINFANTIL: INSCRIÇÕES NO SIMEC / GRUPO IV - DE 19 A 30 DE SETEMBRO


Orientações do MEC para as inscrições dos Municípios interessados.

A LDB em seu Artigo nº 62, estabelece que para atuar na Educação Infantil é necessário ser graduado em Pedagogia com Habilitação em Educação Infantil ou ser graduado em Normal Superior. E aceita, como última alternativa, professores com Ensino Médio Normal. Entendemos que a contratação de professores fora dos parâmetros da LDB prejudica ao professor na sua busca por melhorias e ao Município, na busca por uma educação de qualidade.


Desde 2009, uma das principais ações deste Ministério tem sido oportunizar cursos de graduação em pedagogia e segunda licenciatura gratuitos a professores das redes municipais ou estaduais.


Situação grave com a qual ainda nos deparamos é a realização de concursos para merendeiros e porteiros com o desvio de função destes profissionais, colocando-os em salas de aula da Educação Infantil. Este Ministério não incentiva a contratação de pessoas fora do que estabelece a LDB, mas objetiva solucionar distorções causadas pelas circunstâncias.


Assim, visando solucionar o caso dos professores sem a formação mínima que atuam na Educação Infantil e não têm oportunidade de avançar em seus estudos, o MEC ofertará o Grupo IV do curso do ProInfantil. Serão obedecidos os seguintes critérios:


A) Quanto às inscrições:

Serão realizadas de 19 a 30 de setembro de 2011.

Serão via SIMEC/PAR. Cada Estado e cada Município tem um técnico responsável pelo preenchimento. Entre em contato com a Secretaria de Educação do seu estado ou Município para localizar esta pessoa.


Serão realizadas por cada Município e por cada Estado. Caberá a Rede Estadual a responsabilidadesomente pelos seus cursistas da Rede Estadual.

As inscrições serão realizadas para atendimento nos anos de 2012 a 2014. Assim, é possível um Município se inscrever e não ser atendido no ano que vem.

Só realizaremos uma única inscrição e, enquanto todos os Municípios da lista não forem atendidos, não realizaremos novas inscrições.

B) Quanto aos requisitos para ser cursista:


Ter no mínimo nível fundamental completo

Estar registrado no Censo Escolar como professor, auxiliar de sala ou monitor de sala

Estar em sala da Educação Infantil desde 2007 (isso será verificado pelo censo escolar de 2008/2009/2010).

Não ser graduado em nenhuma área do conhecimento. Aos que já são graduados, sugerimos que sejam inscritos nos programas de segunda licenciatura.

Sugerimos que o Município ou o Estado inscrevam todos os profissionais que estiverem dentro dos requisitos, sejam eles contratados ou concursados.


C) Quanto a dúvidas de preenchimento das inscrições solicitamos que entrem em contato com os técnicos do SIMEC (61-2022-8334) .


Sugerimos que encaminhem este email as suas AGFs e retransmitam aos seus Municípios parceiros.


D) Após as finalização das inscrições, esta Diretoria:


Durante o período de setembro de 2011 a março de 2012, o MEC está reorganizando a logística do programa, republicando a Resolução do programa e a revisão dos módulos. Assim, os Acordos de Participação com os parceiros só serão publicados quando o Grupo IV iniciar no ano que vem.


Após a análise das inscrições, o MEC informará a cada EEG e às Universidades parceiras quais Municípios deverão ser atendidos em cada ano. Serão priorizados aqueles de baixo IDEB e os que nunca participaram do curso.

Os Municípios que serão escolhidos para sediarem as AGFs serão definidos em reunião com a EEG e o MEC no início do ano que vem.

A previsão de início do curso é julho de 2012.

COORDENAÇÃO NACIONAL DO PROINFANTIL



Obrigada de novo Antônio, você é dez!





terça-feira, 20 de setembro de 2011

UM AUXILIAR DE CRECHE PARA UMA TURMA DE 35 ALUNOS NA E.I. SÓ NO BRASIL!...

Comentário retirado da postagem: EM ANGRA O PRECONCEITO VEM DE CIMA...

Anonimo disse:

"Aki em Praia Grande não é nd diferente.Pra se ter uma idéia minha colega Atendente II tem uma turma de 33 alunos onde 4 são alunos inclusivos.Detalhe:Essa turma enquanto está em sala de aula são de turmas separadas,ou seja,cd professora de sala de aula fica com metade.Mas no outro período ela(Minha amiga)fica com as duas turmas.Acho isso mto complicado,pque se acontecer algo com eles ela será responsabilizada.O que pode ser feito em relação a isso?Dizem que é uma determinação da secretaria de educação.Acho uma falta de consideração e estão fazendo de tudo pra que as atendentes desistam dos seus cargos,pois mtas estão a td vapor se preparando para concursos fora desse município!"

Prezada(o) anônima(o),

Por mais que tentamos não conseguimos acreditar no que lemos por aqui, então, de manhã, quando estão os professores, a turma é dividida, na parte da tarde quando os auxiliares de creches estão sozinhos ficam com uma com a turma de 33 alunos, dentre eles, 4 portadores de necessidades educacionais especiais? Isso vai continuar até quando a gente aceitar.

O que essas Secretárias de Educação precisam entender é que os tempos mudaram, não existe ninguém bobo, se saírem os que estão em exercícios, outros entrarão e reivindicarão os direitos de qualquer forma.É muito mais fácil e inteligente respeitar a lei e exigir o nível de escolaridade correto.

Quanto a responsabilidade, caso aconteça alguma coisa com as crianças, a auxiliar não tem nada a temer, os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil limita o número de aluno por adulto, se estiver fora do considerado aceitável, quem responde é o gestor. Vá ao MP e denuncie essa safadeza, pois como pode uma pessoa suportar permanecer em sala de aula com 35 crianças da Educação Infantil, a providência será imediata!

Abraços

sábado, 17 de setembro de 2011

EM ANGRA O PRECONCEITO VEM DE CIMA...

Comentário retirado da postagem: PARA QUEM ACHA QUE PODE ABUSAR DA JUSTIÇA...

Anônimo disse...

Entendi que o berçário está sob a responsabilidade de auxiliares? Não deveria ser concurso para professores? Alguém me esclarece por favor...



No município de Angra dos Reis existem quatro profissionais que atuam nas creches:

Nos berçários com crianças de 0 a 2 anos.

CARGO

ESCOLARIDADE EXIGIDA EM CONCURSO

Berçarista

Formação de magistério em nível médio

Auxiliar de berçário

Fundamental completo



Nas atividades com crianças de 2 a 5 anos

CARGO

ESCOLARIDADE EXIGIDA EM CONCURSO

Docente 1

Formação de magistério em nível médio

Auxiliar de recreação

Fundamental completo



Aqui em Angra não existe a figura do professor de educação infantil, nossa Secretária de Educação, Sra Luciane Pereira Rabha, acredita que existe e deva continuar a existir a cisão entre cuidar e educar. A discriminação que o MEC aborta na postagem abaixo é uma realidade latente em Angra dos Reis.

As berçarista e o docente 1, são apenas um por sala e estão presentes em apenas um período em que as crianças estão na creche, o restante do tempo são os auxiliares os únicos responsáveis pela a educação das crianças, além de assumirem a turma nas férias dos professores, recessos, quando ficam doentes, ...

Enfim, são os ainda chamados auxiliares que passam todo o dia com as crianças, que estão presentes em toda a rotina da creche, das brincadeiras ao banho. E adivinhem em qual profissional as crianças se espelham???
E o pior de tudo é que o preconceito vem justamente de quem deveria buscar o melhor para nossas crianças...

P.S.: Liberaremos os comentários pendentes assim que possível.