Rumo a regulamentação de nosso cargo!!!

Mesmo após a LDB/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e o PNE/2001 (Plano Nacional de Educação), quando as creches deixaram de ter um caráter assistencialista e passaram a ser consideradas a primeira etapa da educação básica, onde quem trabalha em contato diretamente com as crianças é o professor e necessita ter a formação mínima em nível médio na modalidade normal para estar em sala de aula, muitos municípios continuaram a fazer concursos com a exigência de apenas nível fundamental ou médio, com nomenclaturas como auxiliar de recreação, berçário, auxiliar de creche, pajem, entre outras até os dias de hoje e como resultado disso exercemos atividades de docente, pois as creches de fato fazem todo o trabalho pedagógico, porém temos salários e direitos bem inferiores aos dos professores, mesmo tento a qualificação exigida por lei.

Convocamos aos ainda erroneamente chamados auxiliares, pajens, monitores, entre outras denominações a caminhar pela criação de nossa verdadeira identidade que é a de Professor de Educação Infantil, em muitos municípios profissionais como nós já conquistaram seus direitos agora é a nossa vez.

quinta-feira, 13 de junho de 2013

INACREDITÁVEL!!!! NOVA GESTÃO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE FORTALEZA(CE), TENTA FAZER A EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DÁ UM PASSO, PARA TRÁS....



Que adjetivo usaremos para definir essas peças, infelizmente não muito raras? Incompetentes?...Despreparados?...Ignorantes?....Asnos?....

Como podemos acreditar que essas criaturas malignas, com titica na cabeça,  concorrem às eleições, certamente com promessas de promoverem educação de qualidade, fazem ao contrário, tentam retroceder uma fase tão importante na construção do conhecimento da criança pequena? Como, depois de estar tudo em conformidade com a LDB/96, surge essa estirpe de gente e tenta criar um cargo assistencialista? Não vão conseguir não!!!!Foi-se a época em que os MPs ignoravam a Educação Infantil, que os vereadores das Câmaras Municipais do país não sabiam que as creches precisam ter, em sala de aula, profissionais com a escolaridade de no  mínimo nível médio  normal.


Estamos, as duras penas, esclarecendo a todos(vereadores(as), prefeitos(as),deputados(as) federal, estadual...), os poucos que ainda fingem não saber, correm o risco de caírem no descrédito junto à população, porque estamos unidos para fazermos campanha contra nas eleições!Se tudo se resolve através da política, é lá que vamos acampar! Nós fomos enganados, mas não mediremos esforços para que outros colegas não passem pelo mesmo sofrimento em ficar anos e anos fazendo trabalho docente, sofrendo humilhações, perseguições políticas  e sendo pagos a preço de banana.



Professores de Fortaleza, parabéns!!!! continuem arregaçando as mangas, denunciem onde e como puderem, mostrem as leis aos vereadores, impeçam essa aberração!


Vereadores da  CMFor, vocês têm o poder de barrar esse Projeto de Lei infeliz e equivocado, cumpram com o seu papel de verdadeiros fiscalizadores e votem CONTRA!!!!



Leiam abaixo o cúmulo do ridículo:



CARTA AOS PARLAMENTARES – VEREADORES DE FORTALEZA DA CMFor
ASSISTENTE EDUCACIONAL, NÃO! PROFESSOR, SIM!



Nós, militantes do FÓRUM DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO CEARÁ-FEIC, instância suprapartidária constituída por pessoas e entidades comprometidas com a causa da educação infantil, com base na nossa Carta de Princípios, reafirmamos as nossas bandeiras de lutas referentes à defesa intransigente da Educação Infantil (CRECHES e Pré-escolas) enquanto direito de todas as crianças. Nesse sentido, vimos através desta, afirmar a toda a sociedade e, em especial, aos parlamentares da Câmara Municipal de Fortaleza - CMFor:


- a crença na concepção de educação infantil pautada na indissociabilidade entre cuidado e educação e nas necessidades das crianças e de suas famílias; que promova o bem estar, o crescimento da criança de zero até seis anos, considerando a especificidade desta etapa da educação básica; 


- inclusão dos professores de educação infantil no plano de carreira e remuneração do magistério público municipal, garantindo a sua equiparação salarial com os demais profissionais do magistério da educação básica, tendo como critério básico para ascensão funcional a sua formação.



Com base no exposto, vimos DENUNCIAR publicamente e REPUDIAR o Projeto de Lei, em tramitação na CMFor em “regime de urgência”,que cria o no âmbito da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza –SME o cargo de ASSISTENTE DA EDUCAÇÃO INFANTIL. 



Denunciamos que esse Projeto de Lei fere a legislação nacional em vigor, LDB9394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, onde em seu art 29 afirma ”A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade”; portanto a CRECHE faz parte da educação básica, devendo ter PROFESSORES CONCURSADOS, DE CARREIRA DO MAGISTÉRIO, no atendimento às crianças, enquanto direito. 

Citamos ainda, a Resolução nº 05/2009 do CEB-CNE, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e a Resolução Municipal da Educação Infantil, de nº 002/2010, do Conselho Municipal de Educação de Fortaleza, ressaltando que em todas elas, o único responsável pela educação e cuidado das crianças de zero a cinco anos é o professor.


Informamos que, a nossa luta a nível nacional e no Estado do Ceará é para que a formação de todos os docentes para atuação na educação infantil seja em nível superior, em curso de licenciatura plena - pedagogia, cursados em universidades e institutos superiores de educação. No entanto, considerando a legislação em vigor, reconhecemos ainda ser “admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nos 5 (cinco) primeiros anos do ensino fundamental, a oferecida em nível médio na modalidade normal”.( Emenda à LDB,Lei Nº 12796/ 2013)


E, diante da ameaça de retrocesso na 4ª capital do país, em matrícula efetiva, Fortaleza – CE, onde historicamente tem possibilidades reais e concretas para promover concurso em nível superior para professores de educação infantil, fato já consolidado nos últimos concursos públicos, afirmamos ser ILEGAL, IMORAL cargo de ASSISTENTE DE EDUCAÇÃO INFANTIL, pois fere o DIREITO DAS CRIANÇAS DE CRECHE em ser atendidas por “PROFESSORES” e, também, o direito dos profissionais da educação em início de carreira. Fere, portanto, frontalmente a LDB, como já posto acima, que afirma o enquadramento desse profissional na LEI FEDERAL do PISO nº 11.738/2008 e, em nível municipal, a LEI que trata o Plano de Cargos e Carreiras -PCCs do Magistério.


Portanto, fazemos o apelo à CMFor/PMF que RETIRE a mensagem de CRIAÇÃO DO CARGO DE ASSISTENTE DE EDUCAÇÃO INFANTIL da pauta, apresente e aprove um SUBSTITUTIVO, CRIANDO VAGAS E PROMOVENDO CONCURSO PÚBLICO para PROFESSOR, formados em nível superior, a serem lotados nos agrupamentos de Educação Infantil, início de Carreira com base no PISO SALARIAL NACIONAL.

Fortaleza, 11 de junho de 2013.

Subscrevemos: 

177 companheiras(os) participantes do Encontro Mensal FEIC


Vamos aguardar o desfecho dessa "estória" mal contada!...


domingo, 9 de junho de 2013

OS EDUCADORES INFANTIS COM SEDE DE JUSTIÇA!

anônimo disse...

Boa tarde! Sou Monitor Infanto-Juvenil. Gostaria de saber se existe algum parâmetro na lei,que defina a carga horária de 30 horas semanais para esta Função, antigo Agente de recreação, Auxiliar de creche... Vejo que a postagem mais recente é de 2010. O que houve com o Blog? Achei tão interessante. Seria muito bom se nos comunicássemos com mais frequência, estão acontecendo muitas coisas erradas com nossa classe ainda. Precisamos nos UNIR. em CARTA DE ESCLARECIMENTO AOS PAIS DE ALUNOS DE CRECHE E PRÉ-ESCOLA E COMUNIDADES

Prezado anônimo,
Por enquanto não existe nenhum parâmetro na lei para esta carga horária, os auxiliares normalmente trabalham por oito horas diárias(em Angra são 7:00h), uma carga horária extensa, não há santo que aguente ficar tanto tempo em sala de aula com crianças tão pequenas e não ficar doente. Mas a intenção dos gestores(que eu saiba) é passar todos os professores para 40 horas, no futuro, pelo jeito, as coisas ficarão piores em todas as etapas da educação, nesse sentido. Mas, tudo é questão de ação e união, como você disse...O blog está sendo pouco atualizado por conta da falta de tempo, estamos exercendo funções que nos prendem, porém aos poucos estamos voltando...

Anônimo disse...
E a creche virou deposito de crianças com sede de querer estar com os pais e muito triste porque na creche q trabalho a maioria dos pais não trabalham nisso temos excesso de criança estamos cansadas com o salario abaixo do minimo ,e passamos também parte pedagógica para as crianças estamos cansadas e o recesso ajudaria e desestressaria todas nós .esperamos por reconhecimento. SEGUNDO O CNE AS CRECHES FECHAM EM JANEIRO ASSIM COMO AS ESCOLAS, POIS SÃO UNIDADES EDUCATIVAS.

As creches são depósitos de crianças em inúmeros municípios, muitos gestores ainda não perceberam a importância dessa etapa  da Educação Básica, poucas creches são construídas e dessa forma as vagas viram moedas de trocas por votos e a qualidade fica  lá no chão. Salário abaixo do mínimo fere a legislação, façam denúncia ao Ministério Público Federal. Quanto a pais que não trabalham, hoje as creches são como as escolas! Existe esse requisito para os pais que vão colocar seus filhos na pré-escola ou no primeiro ano, por exemplo? Assim é a creche, ela é uma fase não obrigatória, mas é direito da criança e não dos pais. Como disse acima, por falta de vagas nas creches, os municípios estabelecem esses critérios.Quanto aos recessos e férias, as creches, segundo o MEC, podem fechar em janeiro, isso será bom para todos, porque acabará com a falta de funcionários durante todo ano, como também as reformas poderão ser feitas, sem a presença dos funcionários e crianças, que ficavam em meios a entulhos e cheiro de tinta. O recesso de junho pode ser negociando com os gestores, uma vez que nesse período a frequência é baixa, um "rodízio" de funcionários pode ser uma solução. Aqui em Angra houve o entendimento, por parte da Gerência da Educação Infantil, da necessidade desse descanso para todos e assim será feito. Quando há o diálogo e vontade, fica mais fácil.

Anônimo disse...
PARABÉNS PELA LUTA, AQUI EM SOROCABA ESTAMOS ENFRENTANDO PROBLEMAS, AUXILIAR DE EDUCAÇÃO ESTÁ EM DUAS SECRETARIAS: EDUCAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO, JORNADA DE 8 HORAS, SALAS SUPER LOTADAS...EDUCAÇÃO PASSA POR VALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL! em O MEC ADMITE QUE OS AUXILIARES SÃO OS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Eu estou acompanhando a luta de vocês de Sorocaba, vi no Facebook que estavam em "estado de alerta" para uma possível greve. Em Angra também estamos lotados no quadro da administração, mesmo estando em sala de aula. Houve, por parte da Secretaria de Educação, uma sinalização de que será regularizado.O problema é que a Educação Infantil vem anos após anos se arrastando, o investimento era o mínimo do mínimo e  dependendo de quem governou no passado, a bagunça é tão grande, que pra arrumar dá trabalho.

Anônimo disse...
Olá meninas!!! Por favor me respondam: Só auxiliar de recreação,trabalho na creche da Monsuaba Quero saber como fica minha categoria,se vamos mandar ou não,estive na ultima reunião do sindicato Depois,não tive mais informação,Apoiei a prefeita na sua campanha. E a nossa mudança foi promessa dela de campanha. Por favor me responder,e o que devo fazer para ajuda-lãs na nossa luta. Abracos em ATENDENDO A PEDIDOS...ATUALIZANDO O BLOG!

Estamos em reunião com o Executivo e, a primeira vista, não estamos vendo objeções em nos valorizar,   temos a oportunidade do diálogo e estão nos tratando com o respeito que merecemos. Vamos aguardar o desenrolar das coisas! O segredo é ficarmos unidos e cumprir com nossas atribuições, não aquelas do Edital, que são "mascaradas" mas aquelas que realmente fazemos, que o MEC diz ser do Educador Infantil, que é cuidar e educar as crianças...Juízo!...